terça-feira, 7 de outubro de 2008

Festivais Nacionais - Parte 2


Planeta Terra

O festival Planeta Terra é um evento musical que estreou em 2007, em São Paulo. A primeira edição que ocorreu no dia 10 de novembro, teve como conceito a diversidade e a interatividade, e contou com 15 atrações nacionais e internacionais (entre bandas e DJs) totalizando 10 horas de música.

O evento também inaugura o espaço Villa dos Galpões do Morumbi, uma aréa de 150 mil metros quadrados, divididos em espaços abertos e galpões fechados.

O festival tem três grandes palcos, cada um deles focado em uma vertente da música, o Dj Stage, Main Stage e o Indie Stage.


O Line-Up 2007 foi:
DJ STAGE
Vitalic, Layo & Bushwacka, Jon Carter, Renato Ratier
MAIN STAGE
Supercordas, Pato Fu, Instituto aprensenta Racional, Lily Allen, Devo, Kasabian

INDIE STAGE
Lucy and The Popsonics, Tokyo Police Club, Datarock, Cansei de Ser Sexy, The Rapture.

O festival deu um show de organização. Na entrada é necessário mostrar o R.G várias vezes, menor de idade não entra de jeito nenhum (diferente do Tim Festival). Você pode entrar com câmera digital e celular. Lá dentro havia vários bares, o que evitava filas enormes, além de também haver vendedores de fichas que iam até você. As praças de alimentação contavam com várias mesas e haviam pessoas que limpavam a mesa de 10 em 10 minutos como nas praças de alimentação de shoppings.

Os preços de comidas e bebidas eram bem acessíveis (cerveja por 4 reais, água e refri por 2 reais, hot dog, salgados, pipoca e pizza também por 2 reais).

Havia banheiros por todo lado, cheio de ramos de eucalipto para neutralizar o cheiro indesejável.

Os palcos, tendas e outras atrações (como o lambe-lambe onde era possível tirar fotos que poderiam ser impressas e coladas pelas paredes em forma de lambe-lambe) eram muito bem sinalizados. Os seguranças e bombeiros estavam por todos os lados.

Sem filas e comportando confortavelmente os cerca de 15.000 pessoas presentes (de acordo com a organização) o principal problema foi a má acústica do Indie Stage que em alguns momentos prejudicou os shows do Datarock e do CSS.

Não houve relatos de acidentes ou furtos, ocorrendo apenas cerca de 30 atendimentos médicos durante toda a noite (a maioria por problemas como dor de cabeça ou enjôos).

Os shows ocorreram sem longos atrasos. Público e bandas estavam inspirados, a vinda tardia de um Devo ainda em plena forma, o fiel público do CSS cantando junto cada letra, a catarse dance-rock do Rapture, a bebedeira de Lily Allen no palco, tudo isso fez a noite ficar entre as mais legais do ano.


Para este ano de 2008, o festival que irá ocorrer no dia 8 de novembro, já foram confirmados Jesus & Mary Chain, Bloc Party, Kaiser Chiefs, Breeders, Animal Collective, Spoon, Foals, Mallu Magalhães, Curumin. Haverá ainda uma tendadance com: Calvin Harris (DJ set), Felix da Housecat, Mylo e Mau Mau.

Nenhum comentário: