segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Cenário decadente?????

Dia desses eu estava navegando por alguns blogs relacionados a música e me deparei com o seguinte comentário: "Eu odeio o CSS! Eles estão manchando a imagem do cenário musical brasileiro lá fora."

Depois de ler tal coisa meu primeiro impulso foi o de rir, depois quis dar uma curta e grossa resposta a tal comentário, mas eu acabaria tendo que ecplicar muitas coisas para a pessoa que escreveu aquilo e isto eu o faço aqui agora.

O que seria o cenário musical brasileiro? São 40 anos de mesmice!

Há quanto tempo você ouve sempre as mesmas músicas de MPB e Rock Nacional?

São sempre os mesmos artistas, as mesmas músicas e muito pouca inovação.

Vamos falar especificamente sobre o Rock Nacional.

O cenário explodiu nos anos 80, numa época bem conturbada da historia brasileira com toda a opressão, censura, ditadura, Diretas Já, etc. Foi uma época de contestação e manifestações, o ambiente perfeito para o BOOM do rock. Dái surgem Legião Urbana, Ira!, Titãs, Paralamas do Sucesso, Engenheiros dos Havaí, Bíquini Cavadão, Barão Vermelho, Kid Abelha, Capital Inicial, etc.

Voltando para os dias atuais, peça um tio, um primo (nada de adolescentes geração NX Zero, argh!), um amigo para falar o nome de uma banda de rock brasileira. Eles provavelmente vão dizer o nome de alguma dessas bandas citadas acima.

Lique o rádio, a TV (Globo, SBT...) e quais bandas de rock você vai ver?

Outro dia meu tio estava vendo o Faustão (argh!), como eu não tinha nada para fazer fui ver o que estava passando: Paralamas e Titãs divulgando seu DVD juntos! Hum! Novidade!!! Mas aí eles começam a tocar.... as músicas de sempre! E a novidade acabou por aí. Até meu tio que não entende muito de música percebeu isso. "Olha aí, essas bandas tentando fazer mais sucesso com essas musiquinhas antigas." ele disse.

O que eu estou tentando mostrar é que o "mainstream" do rock brasileiro continua a mesma coisa faz 20 anos! Desde lá não houve muita evolução (com exceção dos Raimundo nos anos 90).


Raimundos: considerados por muitos como uma das grandes bandas de rock brasileiro.


De uns 8 anos pra cá com a internet e novos meios de compartilhamento de música é que novas bandas começaram a surgir, a maioria no "underground". Surgiram Pitty, Detonautas, CPM 22 e O Rappa. Sei que algumas pessoas não gostam desssas bandas, mas é fato que eles levaram o novo rock para as TVs e rádios, únicos meios que conseguem atingir a maioria da população.


O que está acontecendo no Brasil hoje é uma explosão de bandas com a consciência de que para chegar em algum lugar a coisa tem que ser levada a sério. Existe esperança para todos. Qualquer um pode entrar no site da Trama Virtual e confirmar o que eu estou dizendo. No meu orkut sempre recebo mensagens de bandas se auto-divulgando. As coisas parecem estar tomando um novo rumo.


Para confirmar tudo o que eu disse sem deixar dúvidas vamos analisar o caso da música sertaneja. Ela nunca parou de crescer, novos músicos estão sempre surgindo. Se não fosse assim Chitaõzinho e Xóroro estariam fazendo sucesso até hoje. Mas outros surgiram e os desbancaram, como Bruno e Marrone, que abriram as portas para Cezar Menotti e Fabiano, Vitor & Léo e por aí vaí, não sou especialista nessa área.


O sertanejo está sempre mudando, ao contrário do que aconteceu com o rock que acabou perdendo muita força (também devido à concorrência com o funk, hip hop e o pop).


O cenário do rock nacional estava uma vergonha, o mesmo vale para o MPB que também anda mal das pernas. O que o CSS (Cansei de Ser Sexy) está fazendo é ajudar o cenário musical brasileiro, além de servir como exemplo e incentivo às novas bandas e mostrando que o Brasil não é um país de "uma coisa só" (futebol, carnaval, Bossa Nova) como os gringos pensam (fato!).

4 comentários:

Anônimo disse...

não é só mpb e rock ncional que caiu na mesmice, a juventude brasileira atual escuta funk carioca miami bass brasileiri,pagodão do harmonia do samba e seus clones,breganejo diluição da música rural que funde mariachi e bolero méxicano, elemento americano,som piegas de agnaldo timoteo,nelson ned e orlando dias,pagode meloso que fundiu o som do fundo de quintal com lição de sullivan e massadas e rock pós grunge,a nossa mocidade gosta de ouvir esse tipo de música tenho 21 anos e sou capaz de ouvir cd de piegas de nelson ned ou odair josé pode me chamar de jovem alienado mas serei brega até morrer nem estudo vai mudar meu estilo músical abraço especial atraves do furação de brasilia.

Anônimo disse...

vou ser brega até morrer nem escolaridade vai mudar as músicas que eu gosto.

Anônimo disse...

pra mim o rock nacional morreu apos o falecimento do renato russo não é por causa de nx zero e emo pois renato russo era o ultimo poeta do rock nacional depois da morte do renato brock perdeu a graça a morte do rock nacional que eu to falando é que o estilo perdeu o brilho não é como era o seu auge renato russo falecido pop rock nacional perdeu a graça pra mim.

Anônimo disse...

no pop rock eu prefiro renato russo do que os mamonas assassinas vou explicar porque os mamonas assassinas são bons e seu bom humor faz falta mas os mamonas na verdade um grupo brega que parodiava o rock eles tambem satirizaram outros estilos na música lá vem o alemão é uma parodia aos pagodeiros paulistas,os mamonas eram´panico da tv músical as pessoas de hoje estão mesquinhas os mamonas assassinas sim faz falta devido ao grave acidente mas renato russo tambem faz falta ele morreu como mortal falecido tambem merece respeito eu to dizendo que o publico brasileiro não homenagia determinados cantores mortos chorar pelos mamonas assassinas e não chorar pelo renato russo é mesma coisa chorar um gavião morto e não ver´passarinho atigido no olho o autor dessa opinião é olavo bruno tenho 21 anos de idade e moro em brasilia como diz o boris casoy isso é uma vergonha.......