terça-feira, 2 de setembro de 2008

Festivais - Parte 2

Festival de Coachella



Coachella


O Coachella, tão indie quando to Curitiba Pop Festival, tão rock quando o Claro Que É Rock, tão misturado quanto o Tim Festival, tão eletrônico quanto o Skol Beats e tão novas tendências quanto o Sonar Brasil.


Em uma maratona de três dias, o Coachella ocorre em um esverdeado oásis incrustrado no deserto norte-americano, no coração árido do Coachella Valley (Califórnia), a uma temperatura que facilmente ultrapassa os 40°C, especificamente em um campo de pólo de enormes proporções localizado em uma cidade pacata, Indio, próximo a estâncias de águas termais repletos de casais aposentados.


A edição de 2007, que ocorreu em abril, foi o maior em todos os sentidos, teve a maior cobertura da imprensa e a maior quantidade de atrações (122 no total). Contou com nomes consagrados como Red Hot Chilli Peppers, Sonic Youth, Interpol, Arctic Monkeys, Lily Allen, Kaiser Cheifs, Amy Winehouse e outros, além do retorno de Jesus & Mary Chain e do Happy Mondays. Os ingressos para os três dias (por volta de R$ 500) se esgotaram em fevereiro.


O coachella é o mais significante (e tranquilo) evento pop do mundo de hoje. O guitarrista Frank Black (Pixies) disse, definido o festival: "Todos os jovens do mundo devem querer ser como o Coachella. Qualquer um, de qualquer lugar, seria capaz de matar para ter sua lista de atrações e seu clima".


A música é diversa, servida aos montes para o público que corria de uma tenda para outra (eram três), de um palco para outro (eram dois), dentro do clube de pólo do Coachella Valley. As bandas tocam desde a 1h da tarde até pouco depois da meia noite.


Durante 3 dias, Indio, que só tem 60 mil hab, recebe uma multidão de gente. E é claro que não há hoteis para todo mundo. Todos os quartos daquela região ficam reservados desde o ano anterior. A solução: acampar. É um dos pontos mais altos do festival. Todo mundo de barraca acampando dentro do Coachella, pagando 45 dólares por cabeça. É um camping hippie-chique, já que tem bares cheios de estilo e até internet sem fio para quem estiver com laptop. E também há mangueiras para o pessoal tomar banho por causa do calor.


Com um público de 100 mil, as únicas coisas que estiveram fora de ordem foram um punhado de prisões por conta de "problemas relacionados com drogas" e algumas ocorrências médicas devido ao calor intenso, além de uma grávida que entrou em trabalho de parto pouco antes do grupo Weezer entrar no palco.

Nenhum comentário: